Este clip musical do Rapper
Gabriel o Pensador, nos mostra os “bichos papões” que andam rondando a educação.
Estão atribuindo a eles, o fracasso escolar, pois a escola não está cumprindo o
seu papel que é o de oferecer uma educação de qualidade, buscando meios de
tornar as aulas mais produtivas, atraentes e mais significativas. Será que não
há a necessidade de reavaliar os currículos escolares? Este estigma também pode estar na família,
que não valoriza a educação, mas atribui a escola o seu dever de educar seus
filhos. Enfim, não o acompanha em seu processo educativo. Esses “bichos papões”
podem estar relacionados aos alunos, pois estão indisciplinados,
desinteressados e alheios a tudo que lhe ensinam. Este Rap foi lançado em 1995
e muito criticado por professores e educadores. Porém, 20 anos após o seu lançamento, a
história continua sendo a mesma. Portanto, educação não é bicho papão, basta que
cada um cumpra a sua obrigação!!!!
terça-feira, 31 de março de 2015
quinta-feira, 26 de março de 2015
Educação e Política...dois bichos papões?
Todos já sabem que o Governo da atual Presidente da República, Dilma Rouseff, eleita em 2014 com 51% dos votos válidos pela população, uma das eleições mais apertadas da história, tem dividido opiniões de "brasileirinhos" e "brasileirinhas".
Não é de agora a preocupação sobre os rumos da Educação, mas a Presidenta afirmou que a Educação é uma de suas prioridades. O novo ministro da Educação Cid Gomes em entrevista no "Bom Dia Brasil", em 05/01/2015, falou um pouquinho ao vivo no programa apresentado por Ana Paula Araújo, Chico Pinheiro, Fábio William e Alexandre Garcia sobre os problemas a serem resolvidos no Brasil, suas pretensões acerca do que pode ser feito para melhorar o desempenho nas escolas, seu trabalho, experiências, avaliação e sobre o professor.
http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2015/01/exclusivo-bom-dia-brasil-entrevista-novo-ministro-da-educacao.html
A entrevista propõe grandes debates, não é mesmo?!
A questão "Eu não disse que o professor tem que trabalhar por amor, e não por dinheiro. É o contrário. Ou não é o contrário. O que eu disse é que remuneração é fundamental,..." amarga o coração daqueles que não veem a Educação como um produto, pode e deve ser só de amor mesmo que se vive e se trabalha em prol da Educação. Pela esperança de um ensino de qualidade aos quatro cantos do mundo...Quantas greves já foram feitas a respeito de melhorias sobre as condições de trabalho...E pouca coisa foi feita! Mas, essa parte, fica para a próxima!!!
Viviane Bastos
domingo, 22 de março de 2015
Edição do dia 07/02/2015
07/02/2015
21h55 - Atualizado em 09/02/2015 14h35
Professores mostram o que pode ser feito para melhorar a educação
Série do JN mostra reportagens sobre a situação dos
professores no Brasil: as dificuldades, os desafios, os avanços do ensino no
país.
A Edição do Jornal Nacional do dia 07 de fevereiro de 2015, publicou uma reportagem que veio de encontro ao que o nosso grupo espera da educação, ou seja, a esperança de que nem tudo está perdido e que através de professores comprometidos com o ensino-aprendizagem é que pode-se dar um grande passo e fazer a diferença. A promotora de Justiça Vanessa Goulart Barbosa, sintetizou em apenas uma frase que a educação não é bicho papão, pois, “Todas as crianças são capazes de aprender,
independente do meio social". Sabemos que a educação precisa de investimentos, que os professores são mal remunerados, que as escolas estão sucateadas, mas nada disso impede que um bom professor exerça com qualidade o seu ofício, pois é através de um trabalho de qualidade que se pode almejar a valorização da profissão. Quero ressaltar que os seminários II (dois) de teatro e o seminário III (três) de matemática, que foi oferecido pela nossa graduação, nos apresentaram várias técnicas simples e de custo zero que podem ser desenvolvidas nas salas de aulas para dinamizar e promover um ensino de qualidade, pois tornar as aulas mais dinâmicas e mais significativas fazendo com que os alunos se sintam mais estimulados a se envolver no processo de aprendizagem, é o que podemos chamar de grande desafio.
quinta-feira, 19 de março de 2015
A realidade é que observamos uma sociedade onde todos procuram culpados: pais culpam professores, professores culpam o governo e os alunos e o governo por sua vez não toma providências e esse círculo vicioso nunca chega ao fim. O correto seria que todos parassem de culpar os demais e se alto analisassem na tentativa de encontrar soluções para melhoria de seu próprio trabalho na sociedade em que vivemos , com certeza isso resolveria muitos dos nossos problemas.
Assinar:
Postagens (Atom)